terça-feira, 7 de abril de 2009

Onde está o Espírito do SENHOR, aí há liberdade

Tratando a premissa acima (II Co 3,17) como uma sentença lógica, poderíamos inferir sem erro, que em qualquer lugar que haja liberdade, estará também ali a presença do Espírito do Senhor.

Onde estará então a tal liberdade? Na oportunidade de se fazer o que quiser, quando e como quiser? Arrisco-me a dizer que se assim fosse, dificilmente poderíamos nos considerar livres, pois raramente estaremos na condição de fazermos o que quisermos, em qualquer tempo e de qualquer modo.

Todavia, o sentimento de liberdade é vastamente encontrado como algo latente em toda a humanidade. Seja em obras televisivas, o seja em livros, o seja em bate-papos despretensiosos ao final do dia – a tal sensação de liberdade é experimentada – ou pelo menos citada como o tendo sido galgada, seja por aqueles que andam de moto com o vento na “cara”, seja por aqueles que acabam de ficar solteiros por escolha própria, seja por aqueles que mergulham, que velejam, que pescam, que se amam – enfim, há um “L” de liberdade em tudo isso, ainda que em muitos casos apenas abstrato e apenas verbalizado, porém não realmente sentido.

Como estamos tratando de sensações e sentimentos, estamos tratando de subjetividade e de nuances imensuráveis. Isso nos leva à não exatidão concreta, o que por sua vez nos faz retornar, ainda em dúvida, para o nosso ponto de partida e questionar mais uma vez: onde estará então a tal liberdade de verdade?

Ainda que não consigamos chegar a um denominador comum – e isso, neste caso, é muito bom, pois a simples premissa de diferença traduz liberdade – podemos porém, associar de forma inseparável a liberdade com a presença do Espírito da verdade – o Espírito de Deus, o Espírito de Cristo – Espírito esse que por ser a verdade, pode sim libertar; como bem afirmou o evangelista João: “E conhecereis A verdade e ELA vos tornará livres” (Jô 8,32). Como afirma esse humilde, porém pretensioso blog: Sem a PALAVRA (que é a manifestação clara e explícita da verdade de Deus – JESUS CRISTO) não pode haver LIBERDADE (de pensamento, de atitude, de vida).

Desta forma, mesmo ciente de que existem tantos outros versículos bíblicos que atestariam a importância de se ter a Cristo para se entender livre e tantas outras insinuações bíblicas que poderíamos explorar acerca de vasto tema; por agora entretanto, basta afirmarmos que se não há liberdade, não há presença de DEUS! Ainda que haja religiosidade, ainda que haja reza, oração, atabaque ou teclado; ainda que haja versículos estampados na parede, ou esculturas penduradas no teto; ainda que haja mesa branca ou preta; flor ou anjos; ainda que hajam pastores, padres ou guias – a simplicidade do entendimento é esta: se não existe Liberdade – ou seja – se não me sinto à vontade, se não posso entrar do jeito que me sentir bem, se não posso ser ouvido, se não posso sequer participar de tudo o que acontece, porque existem cerimônias secretas, ocultas ou apenas para alguns – o Espírito do Senhor está bem longe. Logo, não aconselho você a ir e muito menos a permanecer em um lugar deste, seja ele camuflado de templo, de igreja ou do que for.

Só vitória nEle, que nos tem dado a Liberdade de sermos nós, em detrimento de sermos o ser que os outros desejam tanto que sejamos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário