sexta-feira, 24 de abril de 2009

Existem coisas que não mudam nunca

Sabemos que um argumento é verdadeiro quando ele está embasado num padrão elevado da verdade. Todavia, a Bíblia se torna maximamente imprescindível para as nossas vidas por não ser tão somente um ensaio sobre aquilo que é verdadeiro, mas sim por revelar através de suas páginas, a expressão plena da verdade de Deus – Jesus Cristo! Devendo assim ser visualizada como a insubstituível agente edificadora dos súditos do reino – sem ela simplesmente não há vida e logo, não há de forma alguma crescimento – nem intelectual, físico ou principalmente espiritual.

Observamos que muitos livros trazem mensagens sensacionais de vida, mas só a Bíblia, impreterivelmente, nos torna discípulos do Mestre da Vida e assim, discípulos verdadeiramente livres e cheios dessa vida (Jo 8,31-32). A importância da Palavra de Deus para nós, está em sua capacidade de nos revelar quem somos, nos ensinando assim que Cristo perdoa quem eu fui, busca aperfeiçoar a cada dia quem eu sou e me molda a ser como Deus deseja! Ela é a verdade revelada pelo Espírito Santo que modifica todo ser humano, trazendo para ele a realidade do amor incondicional desse Deus eterno, que se fez limitado em Cristo, para que nós, os limitados, pudéssemos alcançar a tão desejada eternidade!

Sendo assim, a eficácia da Bíblia em nossa vida se estende também a trazer até nós a realidade sobre o Deus que até então e sem ela, só era especulado e conjeturado, mas que nela – a Palavra da verdade – é para nós descortinado, deixando de ser somente transcendente, conosco vivendo e em nós habitando. E só enxergamos esse Deus cognoscível, se deixarmos com que Cristo o revele para nós, o tornando cada vez mais imanente e real; no entanto, só veremos a Cristo se, de fato, deixarmos com que a Bíblia, através do Espírito, o deixe transparecer. Através dela nossa responsabilidade aumenta, mas também nossa culpa é totalmente perdoada e nosso futuro passa a ser fortemente desejado!

Ela se torna tão proeminente para nós e o Cristianismo do verdadeiro Cristo tão eficaz, no momento em que profeticamente, se preocupa em trazer Deus até os homens e não levar, por esforço próprio e sacerdotal, os homens até Deus! Seu grande valor ainda consiste no fato de ser ela o único livro que não se contenta em ser apenas lido, mas que também nos lê, esperando de nós um genuíno fedd-back e uma “autorização” para sermos, por ela, de fato transformados.

Sua consideração se relaciona também em nos garantir, através principalmente de suas páginas neo-testamentárias, gotejadas pelo sangue do cordeiro, que encontramos um Deus que esteve entre nós, morreu e ressuscitou por escolha própria e tudo isso, por mais incrível que possa parecer, única e exclusivamente por nossa causa – meros pecadores, mas para ele, filhos amados!

A proeminência da Palavra de Deus gravita também no que tange ao aprimoramento dessa fé genuína e salvífica. Pela observação dela, somos conduzidos e atraídos a termos uma fé diferenciada em Deus e em seus feitos de fidelidade (Hb 10,23) e poder de transformação (Jó 42,10).

Como perfeita agente educadora, ela extrai do ser humano aquilo que de fato ele é – não há pecado que diante dela se mantenha oculto e não há virtude que por ela não seja, em Cristo, exaltada. Enfim, ela continua única. Seu tema, incopiável; sua influência, incalculável – nos revelando a Cristo, nos fazendo enxergar Deus e nos ensinando a viver pela fé! Como dissemos: existem coisas que simplesmente não mudam nunca!

Só vitória nesse nosso Cristo imutável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário