quinta-feira, 21 de maio de 2009

Seja feita a TUA vontade...

No terceiro pedido afirmativo da oração mais famosa do mundo, Cristo inclui uma das certezas mais claras de todos os tempos, que paradoxalmente porém, é também uma das mais mal entendidas - o desejo mais do que inteligente para que seja feita a vontade soberana de Deus. Mas de que Deus? Do único que é capaz de nos chamar de filhos e por isso permitir que o chamemos com ousadia de fé, de pai. Afinal de contas, algum pai de verdade pode sequer pensar algum mal sobre seus filhos? Algum pai pode querer e se esforçar para fazer algo que não seja, no mínimo, o melhor possível para seus rebentos? É lógico que não. Desta forma, a oração ecumênica do Cristo, conhecida desde ateus a Cristãos, passando por umbandistas e espíritas, busca nesta frase, clamar por esta luta interior maior de todos nós - este contraste entre o desejar muito que seja feito o melhor para nós - entendendo que Deus sempre sabe o que é melhor para nós - mas ao mesmo tempo, um confronto entre aquilo que tanto queremos e buscamos para as nossas vidas.

O maior dos problemas está no fato da escolha, entre decidir ou não acatar com sabedoria, amor e fé o que Deus tem de fato preparado para nós, como projeto de vida; ou escolhermos lutar, trocando a Deus por nós mesmos nas diversas escolhas diárias que esse nosso sopro existencial nos apresenta.
A decisão que de imediato pode parecer simples, quando muito pensada pode se tornar um tanto complicada, principalmente para aqueles que acham ter muito. De modo que quanto mais acharmos possuir, mais teremos que deixar de lado, se à vontade de Deus quisermos nos subjulgar. O fardo e o jugo, suaves e leves que vêm dele, só o são assim entendidos por aqueles que já suavizaram sua vida e lançaram sobre a redenção da cruz toda a ansiedade. Para os que ainda não conseguiram deixar com que os mortos enterrem seus próprios mortos, não conseguiram vender o que tem e seguir ao mestre, deixar os peixes e seguir as almas; para estes sim, dura coisa é desejar do fundo da alma e com sinceridade de espírito, ainda que o façam "rezadamente", que seja feita A vontade de DEUS.
Só vitória no Cristo, que indiscutivelmente sabe o que é melhor para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário