segunda-feira, 11 de maio de 2009

Íntegro, integral, integrado e integrador

A palavra de hoje é curta.
Ainda estou me recuperando de uma incômoda dor no dente - culpa toda minha é claro (desleixo)
Falarei sobre antropologia bíblica hoje no seminário. A idéia é comentar sobre o homem como SER. E assim, vi em algum lugar por aqui na internet, uma fala de um tal professor Dr. Cristofani, parafraseando os 4 pilares da educação, elaborados pela UNESCO, explanando que o verdadeiro homem precisa dos 4 "Is" e achei realmente sensacional. Meio americanizado e "chavanizado", mas ainda assim muito bom. Ah, as asserções após os títulos são de minha livre especulação mental...
Íntegro - Aprender a ser um verdadeiro SER. O homem de verdade não é aquele que grita, bate e intimida. Distante disso, o homem com a verdade, será aquele que conseguiu aprender a ser alguém que SENTE. Isso é integridade. Capacidade rara de ser um SER de verdade.
Integral - No sentido de "completo", não perfeito, mas que cresça em todos os sentidos e não apenas no que ache ser mais útil. Todos os sentidos são utilíssimos, até os que fazemos questão de não desenvolver e os que nem sabemos que possuímos.
Integrado - O homem com "H" maiúsculo, precisa entender que não vive sozinho. Ele faz parte de um todo, que é maior do que ele. Somos todos, querendo ou não, interdependentes de pessoas tão imperfeitas quanto nós mesmos. Carecemos da carência que tanto incomoda o alheio e que tanto nos suplanta para o bem...
Integrador - Independente da veracidade de tal palavra, a idéia é entender que o homem de verdade precisa ser alguém que aprendeu a fazer. Não basta ser, aprender e conhecer. A práxis é fundamental. É assim que o homem age como ser integrador. Existe tempo de teorizar, mas o homem que vive em verdade, sabe o tempo de agir. E age!
Só vitória no Cristo que nos ensina a crescer na Graça, mas também no conhecimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário