quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Onde Deus está?

Andam dizendo por aí, já faz muito tempo, que Deus está aqui ou acolá, dentro da igreja tal, falando aqui e ali; usando alguém aqui e também lá.

Dizem ainda que Deus não fala com quem usa roupa branca, ou que só fala com os que usam; que Deus não está com quem usa brinco muito grande e colorido, calça corsário, cordão e tornezeleira. Para estes, Deus também não está com aqueles que gritam gol para o seu time – ou melhor – Deus sequer pode estar com aqueles que afirmam ter um time.

Deus não está também com quem vai à praia, canta, dança e assiste televisão. Deus não está também com quem vai ao cinema, ao teatro, ao shopping ou à malhação. Ele não está na casa de quem come carne de porco, bebe vinho, ouve Roberto Carlos ou hip hop; Ele não está com quem dorme sem camisa ou vê o sexo como prazer e não obrigação de procriação.

Mas se a proposta era falar onde Deus poderia estar e não o contrário, surge a dúvida natural: será que sobrou algum lugar para Ele estar?

É óbvio, respondem estes: Deus está nas Igrejas. Mas não em qualquer uma. Ele está nas Igrejas Evangélicas; e de preferência nas ditas pentecostais. Deus está ali dentro, preso apenas aos fiéis que oram tanto ao ponto de fazer com que Ele os ouça por merecimento.

Deus está apenas nos cultos que acabam sempre depois da hora, porque o Espírito assim quis. Ele está nas reuniões barulhentas, ainda que sem sentido; nas reuniões de obreiros sem pauta; nos púlpitos onde qualquer um prega o que quiser; nas mensagens sem nenhuma mensagem, nas palavras sem Palavra.

É claro que com simplórios 26 anos de idade fica um tanto quanto complicado para nós dizermos onde Deus está. Todavia, podemos prospectar perscrutando a Palavra que O revela a nós, simples mortais, onde Ele de fato possa habitar.

Assim, Deus está com aqueles que amam a Ele acima de todas as coisas e ao próximo como a si próprio. Deus está com aqueles que o adoram em Espírito e em verdade, independente de onde estejam, do que vistam, do que comam, do que falem, se há verdade, há Espírito, há adoração, há Deus.

Deus está no meio daqueles que acreditam que Ele possa estar; está dentro daqueles que não resistiram à suavidade de seu Espírito.

Deus está no que não é idólatra, nem faccioso, mas que ama. Está sobre aqueles que nele esperam e confiam, independente se são brancos, negros, ricos ou pobres. Está naqueles que fazem o bem, olhando a quem, não por pré-conceito, mas por entenderem que amar sem olhar, não é amar – é fazer número para religiosos verem.

Deus está nas pequenas coisas, mas nas grandes também; nos gestos singelos e quase esquecidos, mas que quem precisa ver, enxerga. Está na mensagem verdadeira que sai de sua Palavra, pela boca de quem a transmite com amor e dedicação, ousadia, fé e certeza de que algo de sensacional ocorrerá naqueles que a ouvirem. Esses “transmissores” podem ser espíritas para uns, crentes para outros e até mesmo diferentes, estranhos, religiosos para a maioria. Todavia, o que torna Deus presente em alguém depende infinitamente mais dEle do que do “alguém”. É imerecimento total. É desprendimento absoluto. É o desejar dEle e só! Pouquíssimo ou quase nada nosso. Assim que o “nosso” não deve ser entendido como imprescindível para que aí e só aí, como que um resultado natural Deus então interviesse em minha vida. Não! O querer é dEle – e assim Ele está nos lugares onde poucos procuram, onde quase ninguém enxerga, onde muitos duvidam, onde outros jamais iriam e onde a maioria dos que se dizem religiosos sequer cogita.

Onde Deus está? No coração, na vida, na alma e no sorriso daqueles que continuam acreditando que a vida pode (e é) ser maravilhosa! Está em cada novo nascimento diário que ocorre. Está em cada perdão que é concedido depois de muito esforço interno. Está em cada mão que levanta o caído e em que cada dedo de acusação que se abaixa.

Deus está no próximo, no outro, no mais distante e diferente ser que eu sequer possa imaginar que saiba até mesmo quem Deus é. Mas tenha certeza: ali também Deus está! Porque Ele conhece o meu deitar e o meu levantar de longe entendes o meu pensamento. Não havendo ainda nenhuma palavra na minha língua, Ele contudo já a conhece. . Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao Céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar; até ali tua mão me guiará e a tua destra me sustentará. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. (Sl 139)

Enfim, se eu amo, Deus verdadeiramente está em mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário