segunda-feira, 21 de setembro de 2009

DeSpReCoNcEiTe-Se!

É mais do que normal. Não deveria ser, é verdade. Mas é. Primeiro dia de aula, principalmente em escola nova. Lá estão os educandos mal educados a se entreolharem e por dentro (às vezes para fora também) dizerem: Roberto é um “cara” bem legal, já Julia tem “carinha” de insuportável; Mariana é puxa-saco do professor e o Carlinhos é “mó Nerd”.

Enfim, pré-conceituar está no sangue, seja no bom ou no ruim (Ih! Preconceituei!). É assim quando alguém novo chega a nossa empresa ou quando chegamos a uma empresa nova. É assim quando conhecemos a família da nossa namorada ou os amigos dela.

Preconceituamos pessoas, locais, textos, trabalhos, obras, situações, tudo. Vejam só: o próprio neologismo verbal “ preconceituar” (juntamente escrito) e todas as suas conjugações (preconceitue, preconceituei etc) podem estar sendo, neste exato momento, preconceituado por algum leitor cheio de preconceito linguístico.

Isso explica o fato de muitos simplesmente nos odiarem, sem nem sabermos direito o porquê. Explica, todavia não justifica, a atitude medíocre de quem despreza sem conhecer, de quem ignora sem se aprofundar, de quem se afasta sem se aproximar.

É óbvio que não necessitamos nos aproximar do esgoto para saber que ele não produz um odor agradabilíssimo. No entanto, sabemos que aquele odor não nos é aconchegante porque temos olfato. Mas só conseguimos dizer, verbalizar e expressar o que realmente sentimos em relação a tal sensação, porque foi nos dado tal conhecimento acerca delas e dos cheiros.

Despreconceituar não significa não poder ter uma opinião sobre tudo, mas sim entender algumas coisas básicas como: 1º não temos o conhecimento acerca de tudo, nem nunca teremos – aqueles que acham possuir isso, são pessoas chatíssimas de se aturar; 2º ter uma opinião formada sobre tudo é ser mentiroso, chato, velho. Não só pelo fato de ser sobre “tudo”, mas por ser ela “formada”.

Tudo o que já vem pronto, formado, a priori, dificilmente termina como uma análise correta. O leitor que se debruça ao texto bíblico por exemplo, dotado de suas crenças mitológicas e conhecimentos filosóficos, dificilmente acreditará em alguma coisa que requeira fé.

Enfim, se despreconceitue! A vida ao seu redor agradece...

Graças ao Cristo que sem preconceito algum nos amou antes mesmo de nos formar e por ser Ele o único, que mesmo tendo uma opinião formada sobre tudo, escolheu nos amar mesmo assim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário