sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Desleixo e confiança

Deixar de lado pode significar descartar e quase sempre é entendido como o resultado de algum relaxamento, desprezo; desleixo. É não dar muita atenção para algo ou alguém - é desprezar qualquer tentativa e iniciativa de esforço em prol de algo. Desleixado é quem despreza o cuidado a qualquer coisa.

Agora, dialeticamente uns entendem como confiança e fé todo esse desleixo. Para estes, deixar de lado é confiar. Ignorar e desprezar o esforço é manifestar confiança de que SE o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. É entender que existem "n" coisas que fogem à nossa limitadíssima alçada de controle e assim simplesmente aceitar, acatar e assimilar, que sem Deus nada podemos fazer.

Confiar é conseguir perceber que em algumas vezes seremos tidos por desleixados; quando na verdade já tivermos esgotadas todas as nossas energias, numa frágil tentativa de fazer o melhor. E aí (e só aí) quando não por descuido ou desleixo, mas por terem se acabado todas as chances, expectativas, oportunidades e caminhos que confiamos, que algo, de fato, acontece.

Desta forma, desleixo é transformado em deleite e o que deveria ocorrer, sempre ocorre. Desleixemnos então, deleitosamente confiando em Deus!

Porque as coisas que os olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para aqueles que o amam..." (I Co 2,9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário