quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Quem não é contra nós, é por nós... (Mc 9,40)

"...quem comigo não ajunta, espalha" e coisas desse tipo você já deve ter ouvido por aí. Os provérbios têm a finalidade de ensinar profundidades através de simplicidades cotidianas e por isso vêm em sua maioria de conhecimentos empíricos.

Bem simples e concisamente, quero apenas deixar essa reflexão para nós hoje: o autor da frase acima é (se crermos no relato evangélico) Jesus de Nazaré. E sobre o que ele diz não tem muito o que inventar (e nem nos atreveríamos): Quem não é POR ELE, é CONTRA ELE. Quem não é a FAVOR é CONTRA; quem não "AJUDA", "ATRAPALHA". Agora, mas o que é SER por ELE, ou ali no caso, por "NÓS" (Ele e os discípulos)? Ser por Ele, é fazer parte do "PROJETO DA NOVA VIDA", do NOVO, do EVANGELHO (que é BOM e NOVO e por isso BOA NOVA).

Ser do CONTRA, é não CRER nesse Evangelho, não seguí-lo, não levá-lo adiante com VIDA e em VIDA, não proclamá-lo, não sentí-lo e assim não ser DELE nem estar NELE.

Mas ser a favor ou contra não é a favor ou contra uma instituição física estabelecida. JESUS jamais se referiu aos FARISEUS como sendo do CONTRA (pelo menos não nesta passagem) e aos "JUDEUS CRISTÃOS" como sendo a favor. Os do contra são os que não amam, não anunciam, agem sem sinceridade e por religiosidade. Os "a favor" podem até ser samaritanos, desde que amem ao próximo, porque amar é ser a favor, independente se como carne ou alface, se tenho barba ou uso brinco, se canto, danço ou pulo.

E nós, de que lado estamos? Dos que são a favor ou dos que são contra? Neste campo espiritual de realidade de vida, não existe centro-direita ou centro-esquerda. Só existe a BASE GOVERNISTA DO BEM e a OPOSIÇÃO DO MAL. Mas atente: Quando me oponho ao MAL, sou oposição do BEM e assim a favor e não contra; pois o que vale não é o ESTAR (de um lado ou OUTRO), mas realmente o SER (a favor ou contra, daquilo que realmente interessa). E o que realmente interessa? Descubra você. Eu descobri o AMOR...

Só vitória naquele que exclusivamente por AMOR, se entregou em NOSSO favor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário